Estou no Wattpad, e agora o que fazer?

 

Quando comecei no A’s grupo editorial, buscávamos uma estratégia para levar conteúdo de ótima qualidade para as pessoas. Surgiu, assim, este site o OnLiterário. Fiquei encarregada de descobrir e trazer informações para os leitores sobre redes sociais literárias, mais especificamente o Wattpad.

 

Criei uma conta na plataforma, mas e agora?

 

Eu me senti sem ação. É uma comunidade grande, eu confesso. Porém, algumas coisas relacionadas ao formato, colocam o escritor num universo de possibilidades. Perfis e obras ficam jogados ao acaso, e, para o autor desenvolver um bom trabalho, ele deve ter alguns cuidados e estratégias. 

 

1 - Não crie expectativas. Comece devagar, familiarize-se com a plataforma, conheça as regras e publique um primeiro texto como teste.  

2 - Procure pessoas. Aquelas que escrevem sobre a mesma temática que você. Siga essas pessoas, leia os textos e comente, sem esperar nada em troca. 

3 - Peça dicas. Outra coisa bem interessante é pedir dicas para os autores mais experientes da plataforma. 

4 - Peça ajuda. Se encontrar alguma dificuldade, peça ajuda para algum escritor que você mais teve contato. Não deve haver vergonha, tudo é novo. 

5 - Não crie spam. Detalhe mais importante, não crie nem force situações como: comentários ou mensagens sem sentido, pedindo leituras e comentários para o seu texto. Não falo nem por questões de regras da comunidade, mas pela falta de consideração com o outro autor. Lembre-se: todos na plataforma são escritores e leitores ao mesmo tempo. 

 

Parecem regrinhas básicas de convivência, não acha? Mas, não são. 

Observei certas ocorrências dentro da plataforma que me levaram a criar essas considerações. A criação literária seguirá os rumos destas comunidades on-line, por isso, não pense que o caminho será fácil. Eu mesma já levei vários tombos na tentativa de escrever e publicar na rede somente pelo impulso, sem filtrar os conteúdos e sem me preocupar com o veículo de difusão. 

Portanto, atente-se! Cautela e muita pesquisa podem ajudar muito antes de obter sucesso com a sua obra no Wattpad.

Precisando, conte comigo (agora editora e jornalista do OnLiterário).

 

Marianni Freitas Por Marianni Freitas


Receba nossas novidades

* campos necessários
 

Publicidade




 

Salvar

Salvar

Parceiros

© 2016 Onliterário - Todos os Direitos reservados. Produzido por Guia Network