Como obter um bom resultado com o seu e-book publicado no Widbook

 

 

Como curador na plataforma Widbook, muitos me perguntam: “Qual é a melhor forma de divulgação para o meu e-book, dentro e fora da plataforma?”. Pois bem, a resposta é muito simples: não existe uma melhor forma.

Pode ser frustrante, mas essa é a resposta. Sabe por quê?

Porque, para cada gênero textual, devemos arrumar uma estratégia diferente, e o que é dito como melhor para um escritor pode não ser para o outro.

Se você tem um e-book escrito, ou se você tem um projeto em construção, trace uma estratégia conforme aquilo que você produz. Não é preciso mudar o seu gênero textual predileto, mas, sim a forma com que você conduz a execução e apresentação do seu e-book. Teríamos um esquema tecnicamente simples (esquema que eu utilizo), mas deve ser seguido plenamente. Vejamos:

 

1 - Defina em qual temática você mais produz textos;

2 - Defina quem será o seu público-alvo;

3 - Escolha a técnica textual (prosa, verso);

4 - Estruture bem o texto dentro da proposta escolhida;

5 - Crie uma boa capa.

 

Sobre a temática, pense nos assuntos que mais interessam a você. Autores podem escrever sobre vários temas, porém, se você escrever que ama mais o azul e, depois de algum tempo, passar a escrever que ama muito mais o vermelho, você entrará num embate temático que pode pôr a perder aquilo que você está produzindo. Novamente, afirmo: um autor pode escrever vários temas, mas evite mesclar temas que podem ser interpretados como antagônicos.

Com isso, você conseguirá definir um público-alvo, podendo buscar outros autores que escrevem para esse mesmo público. Interaja com esses autores que escrevem sobre a mesma temática que você. A troca de experiências ajuda muito no processo de divulgação do trabalho. Melhor que somente divulgar o “seu” trabalho é se interessar pelo trabalho do “outro”, para que nessa interação o “outro” de maneira natural procure conhecer também o “seu” trabalho. 

A técnica textual também pode dar as cartas de como deverá ser a divulgação. Um texto em prosa, hoje em dia, tem naturalmente mais leitores do que o texto em verso. Mas, se você escreve em versos, não se preocupe! Você só precisará se dedicar mais em interagir e se relacionar com o seu público.

A boa estruturação do texto vale para todos os escritores. Saber dividir bem é fazer com que a leitura do texto, mesmo dos mais longos, seja agradável. Chamamos isso de diagramação. Uma boa diagramação deixa todo o conteúdo organizado e atraente. Busque dentro da sua proposta a melhor diagramação possível.

A primeira leitura que fazemos de qualquer livro é a capa. Infelizmente, o primeiro julgamento também recai sobre a capa. Capas atraentes geram um bom resultado para o seu livro. Agora não pense que para produzir uma capa boa é preciso diversos programas e cursos. Você somente precisará pensar em elementos que a tornem parte integrante do enredo narrado, ou dos versos.

Essas são estratégias para auxiliar o trabalho dentro da plataforma Widbook. Contudo, não devemos esquecer que o Widbook é uma rede social de literatura colaborativa. Em suma, público e autor comungam no mesmo ambiente e estão em pleno contato, trocando experiências em escrita e leitura.

Nesse contato, algumas coisas também devem ser evitadas. A principal é o spam. Evite produzir comentários e mensagens que não agreguem valor, que não favoreçam a troca de experiência. Quer pedir que alguém leia e avalie o seu e-book? Faça de maneira justa e de forma oportuna, pois todos querem leituras, comentários e feedback sobre a sua obra. Porém, ao criar um spam, você estará mostrando que não se importa com a obra daquele autor, que você somente quer conquistar leituras para o seu e-book. E, mesmo que isso seja verdade, o melhor é colaborar no processo de escrita e leitura como um todo.

Portanto, pense nessas dicas como uma linha simples, mas essencial para obter um bom resultado com o seu e-book dentro da plataforma Widbook. Certamente, muitas outras pessoas tiveram experiências diferentes da minha dentro da mesma plataforma. Assim, busque se relacionar com a maior gama de escritores possível, isso fortalece a literatura e aumenta a experiência de todos que adoram os textos literários.

 Por Artur Gueanori


Receba nossas novidades

* campos necessários
 

Publicidade




 

Salvar

Salvar

Parceiros

© 2016 Onliterário - Todos os Direitos reservados. Produzido por Guia Network