As publicações sob demanda

 

Qual é a diferença de uma publicação normal e uma publicação sob demanda?

A publicação normal requer uma procura por editoras, que irão providenciar todo o trabalho de editoração. Esse gerenciamento possui um preço, e na maioria das vezes, é preciso esperar bastante para um livro sair do projeto. Porém, esses valores hoje em dia estão cada vez menores por causa da quantidade de editoras e empresas especializadas no mercado editorial.

A publicação sob demanda é mais uma ferramenta para a autopublicação e requer uma busca, na maioria das vezes, por sites especializados nesse tipo de publicação. Nesses locais, o autor pode carregar o arquivo do seu livro e ele passa a ser o intermediário. É o autor quem publicará, quem divulgará e quem venderá. Nesse formato, toda vez que um livro é vendido, uma gráfica rápida produz o livro, e o site envia para o endereço da pessoa que comprou o produto.

Não se engane! Neste tipo de produção, não significa que o gasto será menor com a publicação e muito menos que o lucro será maior. Provavelmente, os custos por unidade sejam maiores, e os lucros sejam todos reduzidos sem contar com a sobrecarga de trabalhos nas costas do escritor.

Mas existe ganho neste tipo de empreitada; o autor não irá acumular caixas de livros que não foram vendidos. Por isso, o nome “publicação sob demanda” — se existir a procura, o livro será vendido.

A sugestão do OnLiterário é: pesquisem! Cada autor que pretende se autopublicar deve procurar incansavelmente até encontrar uma alternativa que mais lhe agrade. Podemos citar três sites que já fazem este serviço há bastante tempo. São eles: Agbook; Club dos Autores; PerSe. Testamos todos e garantimos que os resultados foram bons. Outra dica é conversar com outros autores que aderiram a este tipo de publicação.

Para concluir, sempre pense na segurança, mesmo na autopublicação. Busque registrar suas obras para assim, não correr risco de plágios.

 Por Artur Gueanori


Receba nossas novidades

* campos necessários
 

Publicidade




 

Salvar

Salvar

Parceiros

© 2016 Onliterário - Todos os Direitos reservados. Produzido por Guia Network