O financiamento coletivo na literatura

 

Finalmente, os financiamentos coletivos começam a conquistar o público e autores. Antes, eles eram utilizados somente para produtos e serviços, na maioria das vezes tecnológicos, mas hoje já podemos notar certa inclinação desta forma de financiamento aos gêneros artísticos e no nosso caso à literatura.

Existem até mesmo sites especializados somente em publicação de livros. Nesses sites, encontramos a integração de público, editoras e autores.

O público investe no produto artístico que mais lhe agrada, ajudando, financiando e divulgando tal projeto nas suas próprias redes de contato. Quem busca um livro nesses sites e resolve contribuir com a publicação sabe exatamente o que quer. O público busca, além de gêneros agradáveis aos seus gostos literários ou à sua forma de pensar, obras também daqueles autores que estão próximos a eles.  

As editoras são empresas que tentam aperfeiçoar os seus selos editorias, com estratégias de publicidade e marketing, antecipando, através da criação de um projeto, as vendas e a receita necessária para a elaboração de um livro. Para uma editora, criar projetos nesse tipo de plataforma gera segurança, pois os valores arrecadados serão para publicar um livro sob demanda, não havendo necessidade nem preocupação com a logística de distribuição desses livros às livrarias. A entrega no tempo previsto será direta ao público — o financiador da obra.

A segurança para o autor, seja independente ou não, é garantida. Ele acompanha o que acontece desde o momento da criação do projeto, podendo interferir direta e positivamente nas publicidades relacionadas com sua obra. Se colocar uma obra literária no mercado é um desejo potencialmente maior para um autor, com certeza deve ser ele a ponta firme para um projeto de sucesso.

Há quem diga que o futuro certo de diversos produtos e serviços passa pelo financiamento coletivo, visto que, para conquistar um financiamento, empresas e pessoas desenvolvem, além dos projetos sérios, uma gama de mimos para o financiador, juntamente, é lógico, do produto financiado. 

No universo literário, os benefícios dados ao público que financia um livro, vão desde brindes exclusivos até participações nas obras propriamente ditas. Quem não gostaria de fazer parte de um enredo de sucesso, ser um personagem, ter o nome citado? São inúmeras as possibilidades nos financiamentos coletivos. 

Pesquise sites e plataformas relacionadas ao financiamento coletivo de livros. Você não precisa mais deixar o seu livro engavetado, não é verdade?

Nós amantes das literaturas podemos ver um futuro promissor. Basta somente estarmos em sintonia com as diversas tecnologias, que agregadas ao texto literário talentoso trazem grandes alegrias e benefícios sociais e educacionais.

 Por Artur Gueanori