Entrevista com a escritora Patrícia Galúcio

Hoje nossa entrevista é com a autora do livro e e-book Virtus. O e-book pode ser acessado na plataforma Widbook. Se você preferir o livro físico, entre em contato com a autora - aqui

 

"Sem dinheiro, documentos e prisioneira,

descobrirá que a vida pode reservar

surpresas inimagináveis

e que o amor verdadeiro tudo sofre,

tudo crer e tudo espera."

 

1 - Olá, Patrícia! Eu particularmente gostei muito da sua narrativa. O que chamou mais a minha atenção foram as histórias paralelas dispostas no livro. Qual foi o seu cuidado para que estas histórias fossem interligadas e não cortassem a continuidade do enredo principal?

 

Virtus foi o primeiro grande texto que escrevi. E embora tenha sido publicado 360 páginas, o texto era bem mais longo justamente em função dessas histórias paralelas. Realmente precisei reduzir um pouco, cortar aqui, cortar ali, para não ficar cansativo para o leitor e para que não se distanciassem muito da história principal.  Basicamente, foi esse o cuidado que tive. 

 

2 - Podemos falar que o seu livro trata da temática virtude? Existe, ainda, algum motivo especial para utilizar tal tema?

 

Sim, e muitos! Apesar de se tratar de um romance que tem como principal objetivo o entretenimento, a estória tenta resgatar princípios que hoje em dia estão sendo esquecidos por todos, tal como castidade e integridade. Sabemos que a cultura é um fator muito importante na moral e comportamento de uma nação. Por isso desejei escrever. Mas também posso dizer que quis defender o Livre-arbítrio bem como a responsabilidade com as consequências das escolhas que fazemos. É o que acontece com o Heitor, Paul e Salma no decorrer de suas vidas, onde tomam decisões desajustadas e colocam-se em situações desagradáveis. Também quis abordar a temática do casamento como um fator importante na vida das pessoas, como uma união efetiva que visa a construção de uma vida a dois inteiramente interligada, assim como Salma sonhava. Algo que nos dias de hoje é considerado retrógrado. Pode parecer puritano ou careta, mas, acho tais princípios muito bonitos e importantes. 

 

3 - As suas personagens mulheres foram muito bem desenvolvidas. A construção principalmente da heroína Salma me surpreendeu. Conte-nos um pouco sobre ela.

 

Bem… Salma é uma grande mulher. Ela teve dificuldades na vida, como a maioria das pessoas, mas sempre determinada, desejou seguir o ideal sonhado por sua mãe falecida. Não era o que poderíamos chamar de beldade, mas tinha uma beleza extraordinária como pessoa. O engraçado é que embora fosse uma pessoa gentil, bem-sucedida e benevolente, também era ingênua e imatura. Tal imaturidade a fez agir muitas vezes de forma tola e até preconceituosa. Mas o legal é que ela aprendia rápido com as lições que a vida lhe pregava. Realmente amei escrever essa personagem, me diverti muito com suas confusões e trapalhadas impulsivas. Ela é ótima.

 

4 - Fale também sobre você, como é o seu processo criativo e quais são os novos projetos.

 

Gosto de ler, não sei se sou uma leitora voraz, mas estou sempre lendo um livro. Sou casada e tenho dois filhos adoráveis. Em 2014 decidi que escreveria Virtus. Já havia idealizado algumas linhas da história que achei muito interessantes. Li alguns livros sobre escrita criativa que me ajudaram muito, afinal, não sou da área literária. Como mãe, esposa, profissional, não tenho muito tempo disponível para me dedicar a escrita, o que faz com que o meu processo criativo se dê, principalmente, durante o percurso de 50 min que levo de casa para o trabalho. Já aconteceu momentos que precisei parar o carro para poder anotar ou mesmo gravar alguma ideia que me veio à cabeça. Fora esse tempo, aproveito pequenos intervalos em casa, mas, quando estou inspirada, gasto muitas horas de sono nas madrugadas digitando…

Estou terminando o segundo livro, inclusive alguns capítulos já estão disponível na plataforma widbook. Devo alertar que embora seja um romance, é bem diferente de Virtus. Trata da temática terrorismo, espionagem, com uma pitada considerável de amor e honra, onde várias visões sobre o mundo serão confrontadas.

 

5 - Para concluir, agradeço muito pela entrevista e diga-nos algo a mais sobre o livro.

 

Eu que agradeço. Agradeço ao trabalho maravilhoso que você tem feito e apoio que me deu assim que lancei Virtus no Widbook. Para mim, Virtus é o livro de sonhos. É um livro que não me canso de ler e que me leva para lugares distantes. Lugares que gostaria de compartilhar com o máximo de leitores possíveis, pois foi escrito com muito carinho. A trama tem como cenários a movimentada São Paulo, em contraste com North Berwick, uma pacata cidade à beira-mar no litoral da Escócia, onde a protagonista passará por situações inusitadas e perigosas. Sem dinheiro, documentos e prisioneira, descobrirá que a vida pode reservar surpresas inimagináveis e que o amor verdadeiro tudo sofre, tudo crer e tudo espera.

Artur Gueanori Por Artur Gueanori

 

  Siga o nosso canal: On Literário          Quer Contribuir? (18) 99652-8230

 

Salvar