A automação e a gestão de bibliotecas ficaram ainda mais fáceis. Biblivre é um software open source que conta com amplas possibilidades. Na sua nova versão 4.0, ele está ainda mais dinâmico.
Nós do OnLiterário testamos o programa e separamos dois fatores importantíssimos que fazem desse produto o melhor que encontramos. O teste foi efetuado, pois buscávamos um produto livre para administrar o nosso acervo. Confira:
1 – Fácil utilização
O programa conta com um manual completo. Porém, todas as tarefas são bem fáceis de serem realizadas. Tudo é muito intuitivo. Adicionar, administrar ou pesquisar, que são as atividades mais utilizadas, são ações rápidas e eficientes. Na nova versão, o layout também é novo, o que facilita todos os trabalhos realizados no programa. A nova versão priorizou o desempenho, deixando-o mais eficiente e veloz.
2 – Controle de acervo
O controle de acervo pode ser utilizado tanto para uso pessoal de catalogação, quanto para a disponibilidade e abertura do acervo para todas as pessoas. Com isso, é possível disponibilizar o acervo da sua biblioteca na web. Isso facilita a disponibilidade e a troca de informações entre bibliotecas, podendo utilizar, assim, todos os recursos do software, como: impressão de carteirinha, pesquisa, reserva ou devoluções dos livros emprestados e mais muitas outras funções.
Se você ainda tem dúvida, sugerimos que faça o download do programa e teste suas funcionalidades. O Biblivre é um programa bem leve e de fácil instalação.
Estamos utilizando o Biblivre na gestão do nosso acervo e nos projetos que realizamos. Podemos dizer que o custo-benefício desse software é grande. Sem contar que, na comunidade on-line, encontramos várias respostas para as diversas dúvidas que possam surgir.
Nossa conclusão: Vale a pena conferir e trabalhar com o Biblivre 4.0.
Por Marianni Freitas