Senado aprova criação do Prêmio Monteiro Lobato de literatura infantil

Reprodução/Leopoldo Silva/Agência Senado

Da redação, 06/08/2021

Senado aprova criação do Prêmio Monteiro Lobato de literatura infantil


O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (28), em sessão deliberativa remota, a criação do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude. A criação desse prêmio está prevista no Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 50/2019, que ratifica um acordo firmado entre Brasil e Portugal em 5 de maio de 2017. A matéria segue para promulgação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Recordando a frase de Monteiro Lobato segundo a qual “um país se faz com homens e livros”, o relator da projeto na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE), senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), destacou em seu parecer a importância do prêmio pelo incentivo à leitura na infância. “Vale o registro de que a jurisdição territorial do Protocolo Adicional poderá alcançar todos os países membros da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, os quais, em sua maioria, assim como o Brasil, vivem a necessidade de aprimorar sua educação infantil.” 

O prêmio vai condecorar, a cada dois anos, um escritor e um ilustrador de livros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que tenham contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e artístico da língua. Os estados-membros dessa comunidade são Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, além de Brasil e Portugal. O valor do prêmio será definido a cada edição pelos governos dos dois países que assinam o acordo.

Instituições culturais dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa podem apresentar candidaturas ao prêmio no ano anterior a cada edição. Mas o júri não precisa escolher o premiado entre esses indicados. 

A Fundação Biblioteca Nacional (Brasil) e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (Portugal) ficam responsáveis por nomear os jurados. Serão dois representantes brasileiros, dois portugueses e um dos demais Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A previsão é que a primeira reunião do júri deve ocorrer no Rio de Janeiro no ano que vem, em abril, mês em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil.

José Bento Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor, tradutor e editor brasileiro. Considerado um dos fundadores da moderna literatura infantil no Brasil, ele nasceu em Taubaté (SP) e ganhou popularidade com obras para crianças, como "O Sítio do Pica-Pau Amarelo". 

Fonte: Agência Senado


 Veja Também

Prêmio Kindle de Literatura 2021
100 anos da semana de arte moderna está chegando
Flip confirma as datas da 19ª edição
Uma experiência para além do livro
Prêmio São Paulo 2021