Projeto Literatura na Biblioteca debate a obra Eles não usam black-tie

Reprodução

Da redação, 16/08/2021

Projeto Literatura na Biblioteca debate a obra Eles não usam black-tie

 

Hoje segunda-feira (16), às 18h30, o projeto Literatura na Biblioteca realiza uma palestra sobre o livro "Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri. A iniciativa está sendo desenvolvida em ambiente virtual, devido à pandemia da Covid-19, por isso os interessados em participar deverão acessar o canal oficial das Bibliotecas Públicas de Londrina, no Youtube (acesse aqui).

A ação é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia para participar. O debate será conduzido pela mestre em Letras (Estudos Literários) pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), Miréia Vale.

A obra "Eles não usam black-tie”, escrita em 1955, é um marco na dramaturgia brasileira. A peça traz como tema central a greve dos operários, mas adota como pano de fundo reflexões universais sobre a fragilidade e os conflitos humanos. O texto parte de uma visão de mundo romântica e pressupõe uma série de valores básicos, imutáveis, através dos quais os problemas surgem, fazendo estourar conflitos em que os homens se debatem.

De acordo com a coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, da Secretaria Municipal de Cultura, Tatiane Batista dos Santos, o projeto Literatura na Biblioteca debate e discute as obras literárias solicitadas pelo vestibular da UEL. "A intenção é desenvolver o senso crítico e o pensar reflexivo dos participantes, por meio das palestras e discussões, bem como promover o acesso a literatura e incentivar a leitura”, disse.

A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas, com o Departamento de Pós-Graduação em Letras da UEL. As palestras e bate-papo são conduzidos e mediados por professores, mestrando e doutorandos do programa de Estudos Literários da UEL. Em 2021, os encontros irão ocorrer até o dia 29 de novembro.

Confira a programação dos próximos encontros:

16/08 – "Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri

13/09 – "Poemas escolhidos de Gregório de Matos”, de Gregório de Matos

18/10 – "Clara dos anjos”, de Lima Barreto

08/11 – "Contos novos”, de Mário de Andrade

29/11 – "O vendedor de passados”, de José Eduardo Agualusa

Fonte: Bonde

 Veja Também

Prêmio Kindle de Literatura 2021
100 anos da semana de arte moderna está chegando
Flip confirma as datas da 19ª edição
Uma experiência para além do livro
Prêmio São Paulo 2021