Biblioteca Pública promove webinário sobre Cultura Popular e Literatura nos dias 23 e 24 de agosto

Reprodução

Da redação, 23/08/2021

Biblioteca Pública promove webinário sobre Cultura Popular e Literatura nos dias 23 e 24 de agosto

A atividade acontece será transmitida ao vivo pelo Youtube.

 

No mês da Cultura Popular, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), promove o webinário “Cultura Popular: Saberes e Fazeres entre o Patrimônio, a Literatura e a Cidadania”, nos dias 23 e 24 de agosto, às 10h.

Com duas mesas em torno da cultura popular e da literatura, o webinário visa a debater sobre os aspectos da literatura infanto-juvenil e suas conexões com a temática da cultura popular, os brinquedos e as brincadeiras e, sobremaneira, acerca da busca pelo direito à imaginação, à abstração, à ludicidade.

O webinário de agosto, portanto, volta as atenções para a cultura popular, seus saberes e modos de fazer, considerando, assim, as tradições dos cantos, das danças, da literatura de cordel, dos brinquedos e das brincadeiras, retomando o tripé conceitual das atividades da programação da Bece previsto para o decurso do ano de 2021: infância, ancestralidade e cidadania”, afirma Rodrigo Ribeiro, Coordenador de Pesquisa, Acervo e Conhecimento da Bece.

O evento inicia sua programação na próxima segunda-feira (23), às 10h, com o tema “Cultura Popular: literatura, infância e cidadania”. A infância adquire centralidade nas reflexões desta mesa em virtude do imaginário popular, do patrimônio cultural e do direito à imaginação como garantias sociais: a literatura, a oralidade, os brinquedos e as brincadeiras como instrumentos de promoção à cidadania. Estarão presentes para o debate: Geranilde Costa e Silva, professora e pesquisadora; Gandhy Piorsky, artista plástico e pesquisador e Goreth Albuquerque, Coordenadora da Política de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria da Cultura. A mediação será feita por Fabiano de Cristo, contador de história e cordelista.

Na mesa “Saberes e Fazeres: cordéis, oralidade e literatura musicada”, que acontece na terça-feira (24), às 10h, os convidados abordarão as múltiplas facetas da oralidade e da literatura de cordel, considerando que as tradições da cultura popular são dinâmicas; que refazem-se a partir e através de referências da ancestralidade, da memória e das experiências cotidianas. Farão parte da mesa: Edite Colares, professora e pesquisadora da educação; Calé Alencar, cantor e compositor e Fanka Santos, professora e cordelista. A mediação será feita por Emmanuel Bastos, antropólogo e pesquisador da cultura.

 

Acervo em Destaque

 

Como parte da programação do “Cultura Popular: Saberes e Fazeres entre o Patrimônio, a Literatura e a Cidadania”, os bibliotecários dos setores de Obras Gerais, Obras Gerais – Coleção Ceará e Infantil apresentarão os acervos com o foco em fontes e referências bibliográficas sobre Cultura Popular. No dia 23, conheceremos os acervos dos setores Obras Gerais e Infantil, coordenados pelas Bibliotecárias Isabela Araújo e Luciana Martins, respectivamente. E no dia 24, o acervo da Coleção Ceará será apresentado pela bibliotecária Regina Célia Paiva.

Serviço:
Webinário “Cultura Popular: Saberes e Fazeres entre o Patrimônio, a Literatura e a Cidadania”

Data: 23 e 24 de agosto

Horário: 10h

Mesas:Cultura Popular: literatura, infância e cidadania” (23) e “Saberes e Fazeres: cordéis, oralidade e literatura musicada” (24)

Todo o webinário contará com acessibilidade em Libras.

 Veja Também

Prêmio Kindle de Literatura 2021
100 anos da semana de arte moderna está chegando
Flip confirma as datas da 19ª edição
Uma experiência para além do livro
Prêmio São Paulo 2021