Da redação, 31/12/2021
Lançamento do livro “Vozes Ressoantes”, de escritores paraguaçuenses, no Museu Ferroviário
O livro reúne textos de 16 escritores paraguaçuenses que aceitaram o desafio de escrever sobre a pandemia
A “Associação Paraguaçuense de Escritores e Poetas” (APEP) e “A’s Editora” realizou (28/11), no “Museu Ferroviário” uma cerimônia para o lançamento da antologia literária “Vozes Ressoantes”. O livro reúne textos de 16 escritores paraguaçuenses que aceitaram o desafio de escrever sobre a pandemia.
O evento aberto ao público contou com o apoio do “Departamento de Cultura da Estância Turística de Paraguaçu Paulista”, e foi realizada por Danilo Salomão. Escritores, autoridades e a população paraguaçuense tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o projeto que foi organizado por Adriano Nogueira, Presidente da APEP, e financiado por intermédio da Lei de Aldir Blanc, destinada ao setor cultural.
|Ouça o nosso podcast especial de fim de ano.
O projeto “Vidas em Quarentena” foi criado com o objetivo de publicar um livro. O desenvolvimento do projeto, elaborado a partir do envio dos textos pelos escritores, resultou na antologia literária intitulada: “Vozes Ressoantes”. Nela, o leitor terá contato com diferentes expressões artísticas sobre um mesmo tema, que ressoam em diferentes gêneros literários: poemas, contos, minicontos, crônicas e peça teatral.
O representante da “APEP” e proponente do projeto, Adriano Nogueira, ressaltou em seu discurso a importância da “Lei Aldir Blanc” para os artistas. "Nunca uma verba pública chegou ao artista da base, só os grandes grupos e produtoras recebiam essas verbas". E destaca ainda a importância de se ter esse tipo de verba a disposição. "Estamos acostumados a trabalhar sem dinheiro, porém se tivermos o resultado será muito melhor."
Confira as fotos do evento.

Nogueira falou sobre a obra e como foi a sua produção. "É difícil unir teoria e prática. Muitas pessoas são ótimas em teoria, porém na hora de praticar deixa a desejar, outros são bons na prática, mas sem nenhum pingo de conhecimento teórico. Pois bem, como proponente do projeto eu tinha uma teoria, e busquei os melhores profissionais para transformar as minhas ideias em prática, e o resultado foi digno de prêmio."
O “Projeto Gráfico” e a “Diagramação” do livro ficaram a cargo de Marcelo Bonder, que explicou como se deu o processo criativo, “O maior desafio desse projeto foi estabelecer uma conexão entre o nome do projeto, o título de cada um dos textos - que apresentam peculiaridades diferentes; e fazer com que essa junção pudesse ganhar forma nas páginas”, diz. Bonder também ressalta que o objetivo do “Projeto Gráfico” era oferecer um tratamento diferenciado ao processo de diagramação, para que o conjunto dos elementos visuais pudessem oferecer uma nova experiência. “O leitor vai se surpreender, cada detalhe do livro foi minunciosamente pensado para entregar uma experiência inesquecível”, diz.
Legenda: O livro reúne textos de 16 autores paraguacuenses, com prefácio de Dr. Rony Farto Pereira e Organização de Adriano Nogueira
Sobre o livro
Em 2020, os brasileiros viveram a realidade das ficções cientificas. A maioria foi obrigada a abandonar os postos de trabalho e deixar as ruas desertas. Teve início o confinamento. As crianças e muitos adultos passaram a estudar e trabalhar em casa. Um ano depois, o que a nossa sociedade aprendeu com a pandemia e o isolamento social ainda em curso? As respostas podem ser encontradas nas expressões artísticas. Assim, nasceu o livro “Vozes Ressoantes”, reunindo 16 vozes de autores paraguacuenses ressoando sobre esse tema. Resta apenas você, leitor, buscar as respostas, a reflexão e o aconchego nas páginas deste livro.
Serviço
“Vozes Ressoantes” (A’s Editora)
Adriano Nogueira (Organização)
75 páginas (Preço sob consulta)
Contato:
Siga o projeto no Instagram (@vozesressoantes)
Assessoria de imprensa OnLiterário: